Seja pensando a longo, médio ou curto prazo, investir é muito importante. Podemos dizer até essencial. Para muito além de um futuro confortável, poupar e investir ajudam na realização de sonhos, possibilitando a troca do carro, a compra do tão sonhado imóvel ou uma poupança para situações emergenciais.

Investir bem nossas economias e os recursos poupados ajudam a rentabilizar. E esse é o primeiro passo. Se o dinheiro fica parado na conta corrente ou na poupança ele nem mesmo mantém o poder de compra, pois a inflação atua corroendo seu valor.

Muitas pessoas não investem por medo. Acreditam que a segurança da poupança é mais benéfica. Investir, no entanto, é bem mais simples do que se pensa. O investimento não faz nada mais do que empregar o dinheiro poupado em aplicações que rendam juros ou outras formas de remuneração ou correção. Para isso, é necessário assumir riscos calculados e seguir dicas de especialistas no assunto.

Confira algumas dicas do que você pode fazer para investir:

#1: Faça o dinheiro trabalhar para você:

Mesmo parecendo clichê, é verdade quando dizem “investir é fazer o dinheiro trabalhar para você”. Investir significa não viver em função do dinheiro. Ao contrário, é o dinheiro que trabalha por você. Ele rende, se multiplica e você aproveita seus benefícios. Inverter a lógica dessa relação que temos com o dinheiro é o primeiro passo para quem quer se tornar um investidor de sucesso.

#2 Tenha um planejamento financeiro:

Possuir um planejamento financeiro eficiente também ajuda na hora de tornar esses sonhos possíveis. Afinal, é necessário que se tenha um controle das receitas e das despesas para conseguir poupar e conseguir um ativo para realizar investimentos.

#3 Estabeleça metas:

Faça metas para alcançar seus objetivos. As metas são muito importantes porque você consegue transformar em números os seus resultados e consegue verificar se tudo está indo conforme o planejado ou não. É mais fácil poupar quando se tem um objetivo  a alcançar.

#4 Acompanhe o mercado financeiro:

Leia jornais e acompanhe todas as notícias sobre o mercado financeiro na internet. Isso vai ajudá-lo a tomar decisões mais informadas sobre os tipos de investimentos e a criar expectativas mais realistas quanto ao desempenho dessas aplicações.

#5 Pesquise e fique atento a dicas de profissionais:

Um especialista em investimentos é o profissional mais adequado para ajudá-lo a encontrar um fundo de investimento adequado ao seu perfil, pois ele se preocupa com sua saúde financeira e seus objetivos de investimento.


Postado em 04/10/2017

Tags: ,