A página da TAP de alertas e informações foi alterada e a informação sobre o cancelamento não está sendo mais divulgada. Ainda não sabemos se a cia aérea recuou na decisão.

Nessa sexta-feira fomos surpreendidos com a notícia de que a TAP deixará de aceitar bilhetes emitidos pela Avianca e pelo programa Amigo em viagens a serem realizadas  a partir do dia 15 de Junho.

Desse modo, por que a TAP tomou essa medida? Na tentativa de responder, vamos resgatar alguns fatos.

Após anos de expansão, assistimos nos últimos meses à deterioração da Avianca Brasil. Pouco a pouco, a cia aérea deixou de honrar com seus compromissos financeiros, eliminou rotas nacionais e internacionais, teve aeronaves apreendidas, até que, recentemente, teve sua licença de operação suspensa pela ANAC.

O que levou a TAP a tomar tal medida?

Uma vez que o cenário e os termos são compreendidos, parece simples entender por que a TAP deixou de aceitar bilhetes emitidos pela Avianca.

A TAP é uma das maiores operadoras estrangeiras no Brasil: são diversas as rotas que possui saindo do país e mais de 10 voos ao dia.

Por meio da parceria com o programa de fidelidade da TAP e do codeshare com a mesma companhia, a Avianca acessava o inventário e tinha permissão para emitir bilhetes operados pela cia portuguesa e diversas outras parceiras.

Ao que tudo indica, o relacionamento entre elas correu bem por alguns anos, mas com a deterioração da Avianca Brasil, a TAP teria deixado de receber os valores acordados pela parceria.

Dessa forma, sem receber pelo transporte dos passageiros, a TAP teria tomado a decisão de não mais honrar os bilhetes, mesmo aqueles já emitidos e, até então, confirmados.

O que fazer?

Uma sugestão que pode ser uma saída, talvez esteja no seu cartão de crédito! Dependendo da bandeira e do nível do cartão que utilizaram para fazer a compra da passagem, pode ser que haja algum tipo de coberta para eventos imprevisíveis, como este que a TAP preparou – especialmente se você estiver DURANTE a sua viagem. Para facilitar na sua busca, elencamos abaixo as regras de alguns cartões de alto nível:

Via: Site Passageiro de Primeira


Postado em 10/06/2019