Cada cartão de crédito tem suas regras, contrato e benefícios associados, mas está cada vez mais frequente os cartões oferecerem a opção de um programa de acúmulo de créditos na forma de pontos ou milhas creditados de acordo com seus gastos.

Alguns cartões mantêm parceria com programas de fidelidade (eles estimulam a fidelidade ao uso daquele cartão como forma de pagamento). Outros cartões oferecem o programa, mas cobram uma inscrição ou anuidade para poder participar dele. O acúmulo dos créditos é baseado no valor pago na fatura. Normalmente o valor é convertido em dólares, para efeito unicamente de contabilizar os créditos. Cada dólar calculado gera “X” créditos na sua conta do programa do cartão. Esse “X” é calculado multiplicando o número de dólares por um fator de conversão que normalmente vai de 1 a 2 dependendo do cartão escolhido.

A validade dos pontos acumulados vai depender do seu programa, podendo valer apenas por 2 anos enquanto você manter seu cartão. Portanto, se pensar em cancelar seu cartão onde ainda tenha créditos acumulados, use os pontos primeiro antes de cancelá-lo.

Para usar os pontos do seu cartão de crédito para emitir passagens, na maioria dos cartões (poucos emitem diretamente as passagens), é necessário que você transfira esses créditos para uma outra conta de um programa de fidelidade de uma companhia aérea com o qual o seu cartão tenha acordo. Portanto, para transferir milhas do seu cartão de crédito para um programa de fidelidade aérea, você primeiro deve já ter se inscrito neste (só é permitido transferir milhas/pontos para contas de programas de fidelidade aérea cujo titular é o mesmo do cartão de crédito).

A transferência pode ser de graça ou pode ser cobrada uma taxa. O número de milhas ou pontos recebidos na sua conta do programa de fidelidade aérea vai depender do fator de conversão de créditos em milhas/pontos usado pelo seu cartão. O normal é 1 para 1, mas pode ser menor dependendo do cartão ou do número de créditos a transferir. O cartão pode impor um número de créditos mínimo para poder permitir a transferência.

Após transferidos os pontos do seu cartão para a sua conta do programa de fidelidade aérea, eles passam a se comportar como milhas aéreas seguindo as regras impostas pelo programa da companhia aérea, inclusive a validade (se estavam para vencer no seu cartão, passam a ter uma nova data de validade a partir do depósito na nova conta). Não há como solicitar estorno dos créditos para o cartão após a transferência no caso de você não conseguir emitir uma passagem como era a intenção inicial ao transferi-los.

Existe também uma série de cartões de crédito que são emitidos pelos bancos junto com os programas de fidelidade das companhias aéreas. Nesse caso, os pontos acumulados são automaticamente transferidos para a sua conta do programa fidelidade assim que se pague a fatura.

Aproveite as dicas acima e não perca a oportunidade de utilizar os pontos do seu cartão de crédito e transferi-los para um programa de fidelidade. Cada programa tem seus parceiros, vale consultar os parceiros nos sites da TAM Multiplus FidelidadeSmilesTudo Azul e Programa Amigo. Também é possível comprar milhas ou vender milhas com a nossa empresa, onde oferecemos esse serviço de forma prática e segura. Entre em contato com a Elomilhas para mais informações.


Postado em 21/08/2015