O Bitcoin é uma moeda, assim como o real ou dólar. O que diferencia a criptomoeda das convencionais é que ela é virtual. A outra diferenciação é que sua emissão não é controlada por um Banco Central. Ela é produzida de forma descentralizada por milhares de computadores, mantidos por pessoas que “emprestam” a capacidade de suas máquinas para criar bitcoins e registrar todas as transações feitas.

As moedas virtuais são guardadas em uma espécie de carteira, criada quando o usuário se cadastra no software. Depois do cadastro, a pessoa recebe um código com letras e números, chamado de “endereço”, que deve ser utilizado nas transações. As identidades do comprador e do vendedor são mantidas no anonimato, mas a transação fica registrada no sistema de forma pública. A compra não pode ser desfeita.

Vantagens de investir em Bitcoin

  • Facilidade – para comprar bitcoins você só precisar realizar o cadastro em uma corretora, enviar apenas a Identidade e comprovante de residência, que, geralmente é confirmado no mesmo dia. Além disso, as transações podem ser realizadas entre pessoas.
  • Funciona 24h – o mercado de bitcoins é internacional e funciona 24h por dia, todos os dias do ano. Você pode adequar seus horários  comprando e vendendo bitcoins conforme sua disponibilidade.
  • Não existe valor mínimo – para investir em bitcoin, não existe valor mínimo. Algumas casas de câmbio ou corretoras aceitam no mínimo 5 reais de depósito. Tornando um investimento possível para todos os interessados.
  • Tendência de valorização – fundamentalmente, a tendência do bitcoin é valorizar ao longo dos anos. Pois, além de ser uma tecnologia que rompe com os formatos existentes de moedas e finanças, ele é limitado.

Desvantagens de investir em Bitcoin

Quem está disposto a investir em Bitcoins precisa levar em consideração que é um investimento arriscado. É  preciso cautela. Considere, pelo menos, 3 pontos:

  • Moeda sem garantia– o bitcoin não tem lastro, ou seja, não tem uma garantia, nada que comprove que valha realmente aquilo que se paga por ele.
  • Não existe regulação – apesar de vários estabelecimentos comerciais já aceitarem pagamento em bitcoins, nenhum país ainda o adotou como moeda oficial. No entanto, vale salientar que  a ausência de regulação por autarquias e governos é uma das bandeiras defendidas pelo criador do bitcoin, Satoshi Nakamoto.
  • Alta Volatilidade – Assim como acontece no mercado de ações, o preço do bitcoin pode variar muito. A cotação da moeda virtual pode despencar de repente e no dia seguinte voltar a valorizar. Você pode ganhar 100% ou perder 1.000% de um dia para o outro.

Outros tipos de investimento

No entanto, se você ainda não sente segurança para investir em uma moeda virtual, uma alternativa fácil e relativamente rápida para possuir mais ativos é vender as milhas aéreas e pontos dos programas fidelidade do seu cartão crédito.

O processo de venda desses pontos é simples, rápido e seguro. Entenda o passo a passo de como vender suas milhas.

Para descobrir como adquirir pontos e milhas confira:

Milhas aéreas podem se transformar em dinheiro

Por que vender milhas aéreas é um bom negócio

Acumular milhas aéreas é mais fácil com essas 5 dicas


Postado em 26/10/2017

Tags: , ,