Acontece, frequentemente, de participantes dos principais programas de fidelidade das companhias aéreas enviarem reclamações à Defesa do Consumidor acerca das suas milhas. Esse tipo de acontecimento está cada vez mais recente, vezes por divergência na quantidade de milhas ou por códigos promocionais que não parecem funcionar.
A melhor maneira de minimizar estes tipos de problemas é checar, constantemente, a quantidade de milhas que possui em sua conta fidelidade, e ficar de olho nas formas possíveis de acumular mais pontos. Outra coisa que os participantes devem se atentar é com a data de validade dos pontos, que começam a contar do dia que foram creditados em sua conta. Assim, é possível que pontos vençam em datas diferentes.
Outra dica e estar a par das regras de cada programa, além das promoções especiais que eles lançam. Aqui no blog da EloMilhas você pode ficar por dentro das condições diferenciadas que os programas oferecem para compra, troca e reativação de pontos.
No programa TAM Fidelidade/Multiplus, existem voos em tarifas promocionais que não pontuam no programa. Assim, é preciso ler as condições e entrar em contato com a companhia para mais informações. Outras companhias aéreas, como as pertencentes a Oneworld (aliança aérea) e outras também pontuam no programa, mas com regras diferentes, que devem ser analisadas previamente. Outra curiosidade é que a tabela de pontuação por voo é diferente de acordo com a região do mundo.

Sobre o crédito de pontos, existe a regra: em até 48h, quando solicitado pelos canais automáticos; até 10 dias para pedidos antigos; e, em companhias parceiras, ocorrem em até 30 dias após o cliente solicitar. Se seus pontos não forem creditados nos prazos correspondentes, entre em contato pelo site do programa ou pelo “Fale com a gente”.
Já no programa Smiles, da GOL, o valor das passagens aéreas com voo doméstico são equivalentes a quantidade de milhas. Para voos internacionais, permanece o acúmulo entre a origem e o final do destino. A tarifa flexível premia 3 milhas por real pago, e a programada, 2 milhas a cada real pago. Tarifas promocionais não acumulam milhas. Assim como no programa da TAM, voos pelas companhias parceiras também somam milhas, informação que é dada assim que você realiza a compra da passagem, quando informar o número da conta Smiles, no momento da compra ou no check-in. O prazo para crédito é de 72 horas após o embarque, e de 7 dias, se a compra for pela companhia aérea. Se acontecer de suas milhas não serem creditadas, você tem um prazo de até 6 meses após a viagem para solicitá-las pelo “Suporte Smiles“.
Por fim, no programa TudoAzul, da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a premiação é feita em pontos, e não milhas. No momento da compra da passagem, já é possível saber quantos pontos ganhará. As diferentes tarifas premiam de formas diferentes: a Promo acumula 2 pontos por real pago, e a Flex, 3 pontos por real. Todos os voos realizados pela companhia acumulam pontos, até as tarifas promocionais. Em comparação aos outros programas, a Azul só acumula milhas com uma parceira, a TAP Portugal. Os pontos acumulados pela companhia são creditados na mesma hora, se informado o número TudoAzul, e valem por até 2 anos. Ocorrendo qualquer problema com seus pontos, o Call Centar da Azul está disponível no telefone 4003.1118.

Agora que está por dentro de como funciona o crédito de seus pontos, além de saber que deve estar sempre entrando em sua conta do programa e acompanhar o crédito de pontos, fica bem difícil perder suas milhas de vista.

Está com muitos pontos acumulados e não sabe o que fazer com eles? Para não perdê-los pela data de vencimento, venda suas milhas para a EloMilhas! Aqui garantimos as melhores condições de mercado e um processo seguro e sigiloso.

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Postado em 21/03/2016