A companhia aérea surgiu em Marília, no interior de São Paulo, depois da associação de dez pilotos; hoje a TAM Linhas Aéreas opera em mais de 115 destinos em 23 países e é a maior companhia do Brasil.

A história da empresa teve início no início da década de 60, em Marília, interior de São Paulo, quando a associação de dez pilotos de monomotores criou a Táxi Aéreo Marília (TAM). No início de suas atividades, a companhia só atuava com o transporte de cargas e passageiros em três Estado do Brasil: Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Seis anos após seu surgimento, o grupo foi vendido ao empresário Orlando Ometto e sua sede foi transferida para a cidade de São Paulo. Em 1971, Ometto convidou Amaro Rolim, que conhecia a TAM desde os seus primeiros anos de operações, para se tornar sócio minoritário da empresa. O comandante não demorou muito para conseguir metade das ações da TAM e assumir de vez o comando da empresa. Em 1976, a companhia mudou de nome para TAM Linhas Aéreas.

No começo dos anos 80, a TAM consolidou seu crescimento com a chegada do Fokker-27, modelo que substituía os aviões bimotores e ampliava o número de passageiro nos voos. Em 1981, a companhia alcançou a marca de um milhão de pessoas transportados.

Em 1996, a companhia passou a voar para maioria dos Estados brasileiros. Ainda na década de 90, a companhia realizou seu primeiro voo internacional para Miami, nos Estados Unidos. Hoje a companhia já opera em 18 destinos internacionais.

O ano de 2005 foi marcado por uma série de acordos com companhias nacionais para ampliar a cobertura no mercado nacional da companhia. Cerca de 25 novos destinos foram lançados e mais de 38 mil passageiros começaram a voar pela TAM.

Em 2007, a companhia passou a estabelecer parcerias com companhias aéreas internacionais por meio da assinatura de Memorandos de Entendimento. A portuguesa TAP, a chilena LAN, a americana United Airlines e a alemã Lufthansa entraram no acordo.

A prioridade da TAM em 2009 foi de consolidar a entrada da Star Alliance e ampliar sua participação no mercado internacional. No mesmo ano, a companhia fechou parcerias com bancos e passou a parcelar passagens aéreas em até 48 vezes.

Com o surgimento da Multiplus, em janeiro de 2010, esta assumiu a atividade operacional de acúmulo e resgate de pontos, bem como a venda de pontos a parceiros comerciais. A TAM faz parte da aliança global OneWorld e possui parceria com companhias como American Airlines, British Airways, Iberia e outras afiliadas. Isso significa que participantes Multiplus podem resgatar passagens aéreas e também acumular pontos Multiplus voando em todas essas companhias.

No início deste ano, surgiram rumores de que a companhia estava interessada em adquirir parte da companhia aérea LAN, seis meses depois foi confirmada a união com a LAN, criando então a Latam Airlines Group.

 

Por que fazer parte do programa Tam fidelidade?

Ao contrário dos outros programas, o Tam fidelidade é mais simples e fácil. Simples porque você acumula pontos, o que significa menos contas e mais viagens. Fácil porque não há restrições de assentos nem datas para voos nacionais e internacionais. Além disso, você também pode contar com todos os destinos dos parceiros para acumular e resgatar pontos e ainda participa da Rede Multiplus.

Se você ainda não é membro do programa Multiplus, aproveite e cadastre-se para poder acumular ainda mais pontos e milhas a cada viagem. Em contrapartida, suas milhas valerão muito em nossa empresa, caso deseje vender milhas, não perca tempo e entre em contato com a Elomilhas.

 

Veja também:

Vender Pontos – Dicas para economizar seu dinheiro e acumular milhas TAM

Como Ganhar Dinheiro Com Cartão de Crédito

 

fonte parcial: História da TAM

 


Postado em 13/08/2015