Mesmo sabendo que ninguém está livre de imprevistos, o povo brasileiro ainda costuma subestimar a importância da reserva financeira. A descrença de que situações complicadas possam atingir nossos lares ou empresas acaba sendo um problema quando se precisa de um dinheiro emergencial.

A coordenadora de projetos focada em saúde financeira na Aliança Empreendedora, Tatiana Rogovschi Garcia, afirma que guardar dinheiro não é uma prática comum no Brasil. Isso ocorre por dois motivos: baixa renda e falta de educação financeira. “Acho que tem muito a ver com a falta de hábito de poupar. A gente acaba não se planejando. Vai gastando de acordo com as necessidades que vão aparecendo. Não existe um objetivo ou meta”, comenta.

Sem o hábito e o conhecimento sobre educação financeira, ela explica que é difícil mesmo poupar para se conseguir a reserva, principalmente entre a população de baixa renda. Mas a prática vai exigir um pouco de força de vontade, de se policiar e não se deixar cair em tentação. “Se você guardar uma parte do seu dinheiro, por mais que seja muito pouco, esse tanto que você poupou já ajuda muito no final de um ano”, completa.

Motivos

Eventualmente pode acontecer alguma situação que demande um gasto financeiro imediato. Ninguém prevê doenças, certo? Então você pode precisar de algum dinheiro para medicação ou realização de consultas ou exames médicos, a fiação da sua casa pode dar problema e você precisar troca-la, encanamento estourar, infiltrações, concertos no carro, uma viagem emergencial para visitar algum parente doente, enfim, são inúmeras situações que torcemos tanto para não acontecer, que quando aparecem geralmente não estamos preparados para arca-las.

Reserva financeira também é muito importante para colocar planos futuros em prática. Iniciar ou expandir um empreendimento, viagens com a família, cursos no exterior, intercambio que seu filho tanto quer fazer pra aprender inglês. Sonhos futuros que podem ser colocados em prática se você tiver foco e conseguir poupar um pouquinho todo mês.

Como fazer uma reserva financeira?

Existem muitas maneiras de se fazer uma reserva financeira, uma delas é guardar o dinheiro em um banco, mas você pode também poupa-lo em casa.

Independente do método, o importante é ter foco e saber se planejar. Separe as despesas pessoais dos gastos do seu negocio. Organize-se para pagar todas as contas e veja se sobra algum dinheiro. Se não sobrar, avalie onde você poderá economizar no próximo mês e então decida quanto poderá guardar mensalmente.

Ter uma reserva financeira não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Os benefícios experimentados por quem dispõe de quantias guardadas são enormes. Além de proporcionar uma maior educação financeira, é possível conquistar uma vida mais segura, planejada e saudável, refletindo positivamente na saúde física e emocional. Portanto, comece agora mesmo a aplicar os conhecimentos adquiridos!

Entretanto, se você ainda não começou sua reserva financeira, uma maneira de conseguir dinheiro rápido para algum imprevisto é vendendo suas milhas. Aqui na Elo Milhas você encontra as melhores condições do mercado, com atendimento personalizado e total segurança e sigilo dos seus dados na hora da compra.

Faça sua cotação hoje mesmo e comprove.


Postado em 27/06/2017

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,